sexta-feira, 27 de março de 2020

Lição 131 - Estrutura -는 모양이에요 - Descrevendo Aparência II


안녕하세요, 여러분!

Nesta lição veremos mais uma maneira de como expressar nossa opinião na língua coreana, dessa vez, utilizando o substantivo 모양 "forma" com o verbo cópula 이다 "ser".

-는 모양이에요
Parece Que

Utilizamos a estrutura: modificador conjugado no presente, passado ou futuro + 모양이에요 para expressar nossa opinião sobre a aparência das coisas e situações. A diferença de uso em relação à estrutura -는 것 같아요 que vimos na lição passada, é que -는 모양이에요 expressa uma maior certeza sobre o que pensamos de acordo com as evidências. Vejamos alguns exemplos com os modificadores conjugados em diferentes tempos:

등산하는 모양이에요. - Parece que ele vai subir a montanha.

불고기를 만드는 모양이에요. - Parece que ele está fazendo bulgogi.

영어를 배우는 모양이에요. - Parece que ele está aprendendo inglês.

열쇠과 없는 모양이에요. - Parece que ele não está com a chave.

영화가 재미있는 모양이에요. - Parece que o filme é divertido.

아침을 못 먹은 모양이에요. - Parece que ele não conseguiu tomar café da manhã.

미국에서 고등학교를 다닌 모양이에요. - Parece que ele frequentou um colégio de ensino médio nos Estados Unidos.

친구가 그리운 모양이에요. - Parece que ela está com saudade da amiga.

담배를 끊을 모양이에요. - Parece que ele vai parar de fumar cigarro.

오늘 집에 안 올 모양이에요. - Parece que ele não vem pra casa hoje.

부엌에서 요리하는 모양이에요. - Parece que estão cozinhando na cozinha.

다리를 건넌 모양이에요. - Parece que atravessaram a ponte.

친구를 기다리는 모양이에요. - Parece que ele está esperando um amigo.

차를 고친 모양이에요. - Parece que ele consertou o carro.

편지를 부칠 모양이에요. - Parece que ela vai enviar a carta.

커피를 시킬 모양이에요. - Parece que ele vai pedir café.

가난한 모양이에요. - Parece que ele é pobre.

부지런한 모양이에요. - Ela parece ser esforçada.

여자친구가 요즘 인기가 많은 모양이에요. - Parece que GFriend está muito popular hoje em dia.

Vocabulário

등산하다 - subir uma montanha
만들다 - fazer
열쇠 - chave
아침 먹다 - tomar café da manhã
고등학교 - colégio
다니다 - frequentar
그립다 - estar com saudade
담배 - cigarro
끊다 - parar
부엌 - cozinha
다리 - ponte
건너다 - cruzar
고치다 - consertar
부치 - enviar
가난하다 - ser pobre
부지런하다 - ser esforçado
인기 - popularidade
많다 - ser muito

E por hoje é só, pessoal!

안녕! ^^

18 comentários:

  1. Estou aprendendo muito com seu blog! muito obrigada 😁

    ResponderExcluir
  2. Tenho vindo aqui desde 2016. Seu Blog tem me ajudado muito. Esse semestre estou focada no estudo. Fico feliz que você voltou a postar. Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Elias quanto tempo! Fico feliz que esteja postando novamente, acompanho seu trabalho desde fev/2018 e vejo que sem o seu material não seria possível chegar aonde eu cheguei. Acredito que você não deve ganhar nada com esse blog ou se não, muito pouco, mas saiba que tudo isso é muito importante pra nós que temos interesse em aprender esse idioma incrível! Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Elias!

    Te agradeço, de verdade, pela disponibilidade do material. Eu estudo coreano por aqui e com ajudas de alguns apps de vocabulário, posso dizer que estou evoluindo dia após dias!

    Muito, muito obrigada! 💖

    ResponderExcluir
  5. Oi Elias! Cara tô tão feliz de ver novas postagem, que to retomando os estudos e posso dizer que tudo que sei até hoje 90% eu aprendi aqui. Muito obrigado por disponibilizar um material tão completo e bem explicado. Muito obrigado mesmo!

    ResponderExcluir
  6. Oi, aqui nessa frase "편지를 부칠 모양이에요", não seria "보낼" o verbo de "enviar"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O verbo enviar é 보내다, absolutamente todos os verbos em coreano terminam em 다 (forma ñ conjugada).
      보낼 é uma forma usada pra demostrar uma ação futura: 편지 보낼 거예요 (vou enviar a carta)

      Excluir
    2. 부치다 significa enviar também, apenas no vocabulário ele esqueceu de colocar o 다 no final da palavra e isso pode ter confundido.
      Mas ambos servem para expressar a mesma coisa.

      Bons estudos ;)

      Excluir
  7. Como faço pra visualizar as lições iniciais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só vc apertar em "introdução" que vai ter todos os links, com as aulas na ordem certinha, aí vc pode acompanhar. Ou se não conseguir é só digitar lá no Google "blog coreano passo a passo lição 1". Espero ter ajudado ^^

      Excluir
  8. Olá, eu comecei a estudar coreano por esse site há uns 5 anos atrás, e graças a você esse site me ajudou muito e conseguir avançar bastante no idioma.
    Fiquei surpresa que voltou e começou a postar mais lições, espero que continue, pois tem ajudado muitas pessoas. Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  9. Continue Elias!!! Quantas pessoas vc já ajudou e ainda vai ajudar nesse blog. Bem que poderia criar um canal no Youtube voltado pra isso. Muitos iriam te seguir!
    Obrigada !!!

    ResponderExcluir
  10. Nossa eu estava arrasada pois nao tava conseguindo entrar no site:( te Agradeço muito pela disponibilidade desse conteúdo, me ajuda muitoo nas dúvidas! Parabens pelo trabalho

    ResponderExcluir
  11. aprender uma língua nova é fascinante!Adoro esses blogs

    ResponderExcluir
  12. Eu tô amando as aulas obgd. Está me ajudando muito OBRIGADOOOO❤❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal saber que tem gente em 2021 estudando pelo blog do Elias ^^
      Eu ainda tô lá no início (na lição 36) ainda tem chão pra chegar até aqui (nessa lição) rsrsrs. Mas...eu planejo estudar todas as lições desse blog. Pq se não fosse pelo Elias nem saberia contar nem sequer os números em coreano.
      Espero que ele poste mais e mais assuntos por aqui, pq o blog dele é de realmente muita ajuda ^^
      Obrigada Eliaaas! :)

      Excluir
  13. pfvv, continua, preciso de continuações, <3
    estes blogs tem me ajuda com a prova do topik e com as atividades coreanas... pfv, ajude-me a estudar

    ResponderExcluir
  14. continuaaaaa ♥ nao desiste da gente nao

    ResponderExcluir