quarta-feira, 11 de abril de 2012

Lição 02 - Cumprimentos I


http://www.i-officeline.com/shopimages/dltnduf86/0010020000322.GIF

안녕하세요, pessoal!

Na lição passada vimos toda a funcionalidade do 안녕하세요. Apesar dessa expressão fazer boa parte da tarefa, a língua coreana é riquíssima em cumprimentos devido à filosofia de respeito às diferentes hierarquias sociais que compõem o país. Isso faz com que haja diversos outros tipos de saudações que são usados nas mais variadas situações.

Falando em respeito, uma das maneiras mais preciosas de demonstrá-lo é a gratidão. Vejamos agora uma das expressões mais utilizadas em coreano quando desejamos agradecer alguem:

감사합니다 
/kamsahamnida/

감사합니다 equivale ao nosso "Obrigado" e é comumente usado em situações mais formais. Vamos entender a origem desse cumprimento:

감사 - /kamsa/ - gratidão
합니다 - /hamnida/ - faço

Ou seja, 감사합니다 expressa o seu ato de demonstrar uma gratidão pelo que a outra pessoa fez por você. Geralmente os coreanos inclinam levemente a cabeça para frente enquanto dizem 감사합니다. Para um superior, como o presidente de uma empresa por exemplo, essa inclinação é feita com a metade superior do corpo. Entre pessoas mais próximas, mas não tão íntimas como colegas de trabalho, você pode apertar com as suas duas mão a mão direita da outra pessoa enquanto faz a inclinação.

Outra maneira de expressar gratidão em coreano com a mesma formalidade de  감사합니다 é através da seguinte expressão:

고맙습니다 
/komapseumnida/ 

고맙습니다 significa literalmente "eu agradeço" e é usado nas mesmas situações que 감사합니다Para expressar agradecimento de uma maneira informal, utilize as seguintes variantes:

고마워요 - /komawoyo/ - obrigado (Informal, mas pólido - Usado para uma pessoa que você tem proximidade, mas que ainda precisa expressar um certo grau de polidez)

고마워! - /komawo/ - valeu! (Bastante informal - Usado entre amigos)

 Como vocês poderam observar, em coreano os limites entre a formalidade e informalidade são bem maiores do que as que temos em países ocidentais. Esses graus de formalidade e polidez são expressos em terminações verbais e algumas vezes em palavras exclusivas utilizadas ao se dirigir às diferentes hierarquias sociais.

Vejamos agora como dizer "de nada" em coreano:

아니에요
/anieyo/
아니에요 significa ao pé da letra "não ser", é uma maneira do seu interlocutor expressar que não foi nada, que não há motivo para agradecer. Apesar dessa expressão estar gramaticalmente conjugada no polido informal, ela é bastante usada até mesmo para se dirigir aos seus superiores. Porém, se o cara for um carrasco e você chegou atrasado no trabalho e mesmo assim ele te agradece por uma coisa, não perca a chance de dizer "de nada" da maneira mais polida e elegante possível:

천만에요
/cheonmaneyo/

천만에요 originalmente fazia parte de uma expressão maior que significava "nem em dez milhões de ano (você precisa me agradecer)" e hoje é em dia seu uso é praticamente restringido à linguagem literária. Em livros, músicas, k-dramas, etc...

Vamos ver como ficam todas essas expressões na prática.




Até a próxima lição, pessoal!

안녕! ^^

13 comentários:

  1. 정말 감사합니다!

    Algumas dessas explicações eu só vim pegar mesmo depois que recebi uns puxões de orelha dos avós - huahuahuahuah, sabe como é...

    Ah, o videozinho continua não funcionando aqui.

    ResponderExcluir
  2. nao consigo ver os videos... precisa instalar algum programa pra habilitar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. parece que o site que hospedava os videos tirou eles do ar T.T

      Excluir
  3. Se retirou os videos de baixo do ar, não tem outro lugar em que podemos assisti-los? Estou adurando o blog. Obrigada pela ajuda. <3

    ResponderExcluir
  4. 고맙습니다, 선생님!

    Estou tão animada com essas aulas, que comecei a fazer "cartõezinhos" para memorizar melhor as coisas que aprendi :)

    ResponderExcluir
  5. o vídeo nunca funciona aqui, mas as explicações já ajudam ^^

    ResponderExcluir
  6. muito bem explicado fica muito fácil estudar desse modo

    ResponderExcluir
  7. No caso, qnd vc coloca 안녕 ! No final, pode ser "até"! ?

    ResponderExcluir