sábado, 10 de agosto de 2013

Viagem à Coreia do Sul - Primeiras Impressões

안녕하세요, pessoal!

Enquanto eu estava no Brasil, a minha maior preocupação era: "Será que o processo de entrada é muito burocrático? será que há a possibilidade de dar algo errado? E se a Coreia for um pais mais fechado do que eu imagino?" Pensando nisso, eu revisava quase que diariamente tudo o que é necessário para uma viagem internacional e ao chegar aqui fiquei surpreso com a rapidez e a praticidade em que as coisas são feitas. As minhas malas chegaram intactas, ninguem pediu para revistar minha mochila e o processo de entrada foi bastante simples. Não me perguntaram o motivo da viagem, endereço e muito menos o quanto de dinheiro eu tinha; apenas me pediram que eu preenchesse um formulário com informações básicas.


O povo sul-coreano é extremamente educado e receptivo com os estrangeiros, e quando você arrisca a falar algumas palavras em coreano com eles, tudo vira festa e dá para notar a felicidade nos olhos, haha. Exceto pelos jovens que têm muito contato com o mundo ocidental, muitos coreanos realmente não têm noção da dimensão dos fãs da cultura coreana mundo a fora. Esses dias eu parei em frente a uma loja de cosméticos para tirar uma foto do poster do JYJ e a atendente veio falar comigo, pensei que seria uma bronca haha, mas ela ficou surpresa: "Você sabe quem eles são? Como pode isso? Oh céus!". 어떻게?! No melhor estilo k-drama kkkkkkkkk




As pessoas do meu bairro levam uma vida bastante simples, por ser tradicional, a  maioria das pessoas são mais velhas ou casais que têm lojinhas espalhadas por aqui. É incrível pensar que há alguns minutos de ônibus a paisagem muda completamente e nos deparamos com a visão cosmopolita de Seul. Aqui no bairro tudo é tão clichê, que às vezes acho que estou no meio de uma gravação haha. As 아줌마 usando suas viseiras e cabelo cacheado estão sempre dando alguma bronca nos filhos e netos. Os 아버지 sempre jogando algum jogo de tabuleiro tradicional enquanto que os casais mais novos se não estão passeando com seus filhos à beira do rio, estão tomando conta de suas lojinhas. 


Aqui as pessoas ainda dizem 오서오세요! (seja bem vindo) quando você entra em um estabelecimento e ficam felizes se você deseja um 수고하세요! (bom trabalho) ao sair. O 서비스 (service) dos restaurantes é ótimo e volta e meia eles te cobram menos ou enchem o seu prato com muito mais do que você pediu. Falando em 서비스, Seul no geral é bastante generosa nesse aspecto, em diversas 편의점 (loja de conveniência) é comum você comprar uma bebida e levar outra de graça e nos 마트 (mart) há diversos standards onde você pode se servir a vontade e de graça, o que eles chamam por aqui de 셀프 (self). 


No meu bairro, apesar de tradicional, há uma universidade logo em frente, a 상명대학교 e acho interessante como o estilo dos jovens moderninhos se mesclam com a paisagem local. A vida universitária por aqui é mais relax e menos exigente do que no ensino médio, então é comum eu sempre deparar com um grupo de estudantes batendo papo, estudando juntos e interagindo level skinship fanservice de show do Super Junior hahaha. Pode ser um choque para muitos ocidentais, mas realmente as meninas estão sempre de mãos dadas falando 언니, 언니! E os meninos trocam soquinhos e chutes como se fossem crianças. Ah! Há também os grupinhos indie em rodas de violão tocando Busker Busker e fumando seus cigarros...
Realmente é uma paisagem bastante inspiradora de se notar e imaginar que problemas de cidades grandes do ocidente são as últimas preocupações que passam pela cabeça desses jovens... Sério, eu nunca me senti tão seguro em uma outra cidade em minha vida! Altas horas da madrugada e você volta para casa observando os estudantes voltando de seus cursinhos (학원), jovens fazendo cooper e casais usando a mesma estampa na camisa no melhor estilo couple.Nunca vi um policial portando arma de fogo por aqui e o ápice do trabalho deles no dia é ajudar alguma 아줌마 a atravessar a rua haha.


Enfim, pessoal, Seul é tudo que eu imaginei elevado a todos os clichês dos k-dramas possíveis. Estou realmente fascinado. Até a próxima!

안녕! ^^

7 comentários:

  1. super cool, man! é isso aí! keep living the dream... se der, posta depois no final suas impressoes sobre a melhoria na fluencia devido ao tempo de exposicao a lingua... e bom pra galera saber se vale a pena (pelo menos linguisticamente) fazer o investimento... abracao!

    ResponderExcluir
  2. nossa , você tá vivendo o sonho de muitos k-poppers kks , deve ser o máximo estar em lugar desses , mas você aprendeu como coreano ? pode fazer um post como começou essa vontade de falar essa língua magnífica ? ^^

    ResponderExcluir
  3. Ai super com inveja de você! Esse lugar onde você está é parecido com onde fizeram o filme Attack on the Pin-Up Boys do Suju

    ResponderExcluir
  4. Isso é fantástico, nossa. Até parece sonho. KKKKK Andar de noite? Cara, aqui é tão complicado que a gente nem imagina como é em outro país e quando vê que é tão tranquilo chega a ser inacreditével mesmo. ^^
    Continue postando. \o/

    ResponderExcluir
  5. Confira este conteúdo; http://blogdogigio.com/

    ResponderExcluir
  6. Adorei! Meu sonho é poder morar uns 6 meses na coreia e tentar falar fluentemente rs Continue postando, adoro seu blog! Abraços p.s: Vc é mto fofo( se for vc na foto) hahaha

    ResponderExcluir
  7. Nooossa veih lol !!! Meu sonho é conhecer a Coréia ,ainda mais que sou praticante de 태권도 hahhaha.
    Tenho certeza que treinando aí conseguiria aprender o kamehamehá kkkkkk tenho certeza que esse lugar, na verdade esse mundo,sim mundo, é fascinante.

    축하합니다! 👏👏👏

    ResponderExcluir