segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Viagem à Coreia do Sul - Culinária

안녕하세요, pessoal!

Se tem uma coisa que me surpreendeu por aqui enormemente foi a culinária. Desde quando comecei a estudar sobre a cultura coreana, ficava meio confuso com a quantidade de pratos típicos feitos a partir de diversas misturas de alguns poucos ingredientes. Ou seja, o que eu tinha em mente era: "a maioria dos pratos devem ter o mesmo gosto, tudo junto com pimenta dentro e vou ter que aprender a lidar com isso". Cara no chão! Haha, sério, estou encantado com a diversidade de sabores que se tem por aqui e como eles conseguem mudar completamente o gosto de um alimento apenas alterando o modo de preparo e misturando com diferentes vegetais e frutos do mar... Não é o sopão, muito menos mistureba que eu tinha em mente e a culinária coreana acaba de ganhar um adepto que já está lamentado a falta que ele vai sentir ao retornar ao Brasil.

E vamos aos meus preferidos e mais tradicionais. Por que teria que escrever um livro se eu tivesse que falar de tudo que se tem por aqui. Estou há 20 dias na Coreia e praticamente jantei algo diferente a cada noite!

Esse ao lado é o Bibimpap (비빔밥). Um dos pratos mais tradicionais pois tem arroz como seu principal ingrediente. Junto ao arroz cozido, se mistura alguns legumes e vegetais, ovo e claro, a famosa pasta apimentada Gochujang (고추장) que está presente na grande maioria dos pratos que experimentei até hoje. Sim! a parte sobre ser uma culinária apimentada é verdadeira, porém eles não saem espalhando pimenta ou molho de pimenta por tudo quanto é lado, o que para mim tira grande parte do sabor, mas sim, usam essa pasta na quantidade certa para cada tipo de alimento e se antes eu me perguntava para que ter uma culinária tão apimentada, hoje em dia eu realmente não imagino certos pratos por aqui sem esse ingrediente. A preferência entre muito picante e menos picante varia de coreano para coreano e é bom deixar isso claro quando fizer o seu pedido. ;)

Na foto ao lado temos Ramyeon (라면) na parte superior e seu irmão chato Naengmyeon (냉면) logo abaixo. Dois dos mais tradicionais noodles () da culinária coreana, e não me perguntem do que são feitos porque antes de vir para cá, não tinha ideia de que "macarrão" poderia ser feito a partir dos mais variados ingredientes possíveis kkkkkkkkk.
Para a infelicidade de muitos K-poppers brasileiros, Ramyeon na vasilhinha de isopor vendido nos supermercados do bairro da liberdade tem gosto de miojo ou cup noodles sim senhor! O que estou falando aqui são dos pratos originais. Ramyeon pode ser acompanhado dos mais variados ingredientes o que diversifica bastante seu aspecto no prato, ou seja, o mesmo o que fazemos com o macarrão no Brasil. Já o Naengmyeon sempre vejo com a mesma cara sem graça e por ter uma cor escurecida, acredito que seja feito de um ingrediente diferente do Ramyeon. Naengmyeon é bastante consumido no verão por aqui e sabem por qual motivo? Porque é frio, muito frio! Às vezes com pedrinhas de gelo haha. Eu não fui muito com a cara do aspecto do prato que é sempre servido com algum legume fatiado e um ovo cozido frio do mesmo jeitinho que vocês vêm na foto. Para mim macarrão só presta servido logo depois que é feito e essa água fria ao redor não ajudou muito a abrir o meu apetite.

Diversos outros pratos coreanos podem ser preparados a partir dos mais variados tipos de noodles e são classificados como Guksu (국수). A variedade é realmente grande e dois dos meus preferidos são Kalguksu (칼국수) e Bibimguksu (비빔국수). Os dois também apresentam os extremos quente e frio, sendo Kalguksu um tipo de caldo de legumes com noodle cortado em tiras espessas e Bimbimguksu que usa basicamente os mesmo ingredientes, porém não leva nenhum líquido em seu preparo e apesar de ser frio, é bastante saboroso e servido com um molho feito a base de vinagre e Gochujang. Esses pratos são ótimas opções para quem está de olho na balança pois contêm legumes e vegetais saudáveis e o noodle utilizado é bastante leve e de baixa caloria.



E vamos para as carnes! Tradicionalmente a península coreana não dispunha de uma grande quantidade de carne de animais comumente consumidos no ocidente. Ou seja, eles se viravam com o que tinham e tudo isso a base de muito peixe e outros animais marinhos para os que tinham a sorte de viver próximo ao litoral. A Coreia passou por diversos momentos de racionamento durante seus mais de 5.000 anos de história e isso fez com que eles aproveitassem os animais que tinham como recurso. Ou seja, o gado era para o trabalho no campo, a galinha para por ovos e o porco tinha que dar conta de todo o recado... Quer dizer, quase todo... Misture isso tudo com algumas doses de crendices populares e chegamos, ao hoje considerado tabu, consumo de carne de au-au. Bem, eu nunca vi nenhum restaurante servindo, nenhum amigo meu jamais viu alguém comendo e seria indelicado perguntar isso a uma pessoa mais velha, portanto, encerremos esse assunto por aqui. :P Enfim, dai veio o desenvolvimento econômico, globalização bla bla bla e os coreanos hoje em dia passam muito bem comendo carne bovina, suína e frango em boa quantidade, fim.

Os pratos mais tradicionais por aqui são a base de carne suína pois são mais baratos e de fato, qualquer coisa a base de carne bovina é influência estrangeira, por esse motivo, não me dei o luxo de ir atrás. Entre os mais populares encontramos o Bulgogi (불고기) que é uma espécie de churrasco geralmente de carne suína ou frango temperada com ingredientes típicos e servido como refeição principal ao lado de diversos acompanhamentos. Outro prato principal a base de carne é o Samgyeopsal (삼겹살) a base de carne de porco e lembra bastante bacon, porém menos gorduroso. A maneira como esses pratos são servidos nos restaurante é interessante, o garçom te entrega a carne já temperada e você grelha ao seu gosto nas chapas disponíveis em cada mesa. Um outro prato a base de carne suína é o Tongaseu (돈가스), que é costela de porco empanada geralmente servida com arroz e um tipo de feijão, ou seja, o mais próximo que vi por aqui do nosso almoço de cada dia no brasil, haha. Tongaseu é na realidade de origem japonesa, mas por aqui ganhou uma cobertura caramelizada ligeiramente adocicada.

Partimos para os ensopados! Curiosamente ensopados por aqui são mais caros do que os pratos à base de carne e há diversas casas especializadas. Na realidade, há os ensopados mais simples como o Kalguksu 칼국수 por exemplo, porém há os tradicionais que são relacionados às crenças e mitologias da península coreana. Ainda não provei todos, por enquanto só o Kimchijjigae  (김치찌개 ) que é a base de Kimchi, uma mistura de vegetais e pasta apimentada do qual falarei melhor daqui a pouquinho, e carne de porco e tofu (두부 por aqui). O prato chega fervendo à mesa e provavelmente você levará o triplo do tempo para comer comparado a um coreano. haha Futuramente quero experimentar o  Samgyetang (삼계탕), que é um ensopado à base de gengibre e ginseng e dentro dele é posta uma galinha jovem inteira recheada com frutas. Esse prato é celebrado pelos coreanos nos três dias mais quentes do ano e eles afirmam que os ingredientes são responsáveis por aumentar a energia de quem o consome.

Tudo o que vimos até agora é acompanhado por Banchan (반찬), pequenas poções de molhos, vegetais, legumes, arroz e noodles que são dispostos à mesa para que todos os presentes possam degustar enquanto apreciam o prato principal, e no meio de tudo isso, está o rei dos Banchan, o inigualável, insuperável e sempre presente Kimchi (김치), que apesar da fama entre os fãs da cultura coreana, não conseguiu ainda ter seu status alavancado para prato principal, até porque não faz muito sentido! Então K-poppers do meu Brasil, nada de pedir para a mamãe tentar preparar Kimchi para o almoço no lugar do seu diário feijão com arroz porque nenhum coreano jamais faria isso, haha. Bem, Kimchi é uma mistura de acelga, farinha de arroz, água fria, sal grosso, nabo, cebolinha, alho, maçã, gengibre, anchova, açucar, gergelim, pimenta em flocos e um coreano legítimo para saber preparar cada etapa do processo, porque em todo santo K-drama eles dedicam um episódio inteiro para o mocinho ir na casa da mocinha e preparar o bendito Kimchi junto com a familia em grandes bacias haha.

Tradicionalmente, quando os meses de inverno estavam para chegar e por isso, se tornava quase impossível conseguir vegetais frescos, os vizinhos se juntavam em um festival chamado Kimjang (김장), onde preparavam uma grande quantidade de Kimchi que era estocado em recepientes de barro e enterrados para que não congelassem e pudessem ser consumidos durante o inverno. Algo curioso que notei por aqui é que as propagandas de geladeira sempre ressaltam o fato de ter um grande espaço para a conservação de Kimchi, haha. E mais uma curiosidade, sabe o que dizem por aqui na hora de tirar uma foto? Pois é, 김치! :P



 E por fim, chega de restaurante e vamos para as ruas! Pojangmacha (포장마차) é a versão coreana dos nossas barraquinhas de quitutes por ai no Brasil. A variedade é imensa e são geralmente empanados a base de farinha e ovos com algum legume ou carne como recheio.



Apesar de tradicional, muito dificilmente você encontrará uma Pojangmacha em Gangnam ou em outros bairros sofisticados pois recentemente o próprio governo tem considerado esses lugares como inapropriados para a saúde. Claro que de olho nos turistas, alguns restaurantes já servem suas frituras, as quais definitvamente não são a mesma coisa. As Pojangmacha têm sua magia, é onde os estudantes se encontram depois da última aula, é onde o funcionário bebe com os amigos após um longo dia de trabalho, é onde os 아저씨 apreciam suas canções favoritas dos anos oitenta e onde podemos barganhar e levar 5 por preço de 3. Realmente é uma pena saber que tal tipo de estabelecimento está em decadência por aqui, mas foi de fato o lugar onde pude melhor sentir a energia e tradições históricas desse país bem no meio dessa metrópole futurista que Seul se tornou.

E por hoje é só, pessoal! Correndo para uma Pojangmacha porque escrever sobre elas me bateu uma nostalgia de uma época que não vivi e saudades antecipadas do meu futuro kkkkkkkkkk. Pois é, Seul tem dessas :P


안녕! ^^

6 comentários:

  1. Hmmm estou me recalcando aqui huehuehuehue ~
    Umas das coisas que eu mais tenho curiosidade da comida coreana é o sabor; eu realmente acho que a unica coisa que parece ser gostosa é o Kimchi; assim né tem gosto de que?

    ResponderExcluir
  2. Juro que eu tinha esperança de mais informações sobre a carne de dog... Quando eu for à China farei questão de experimentar e documentar kkkkk, mas brincadeiras à parte, pelo menos nas fotos parece tudo bem gostoso! Eu comi uma vez num restaurante coreano um macarrão que parece meio gelatinoso, é meio transparente, não lembro o nome, mas era bem da hora... e tinha um tal de kimti que era meio pesado o gosto... abração!

    ResponderExcluir
  3. Confesso que tenho um pouco de medo da comida coreana, mas seu post me tranquilizou (Como se eu corresse muito risco de ter que comer na Coréia, quem dera)
    Algumas coisas realmente não tem uma cara muito convidativa, mas morro de vontade de comer um 라면 de verdade. Sempre que vejo nos dramas me dá água na boca, aí acabo comendo um miojo né, fazer o que?

    ResponderExcluir
  4. cara como se faz um post assim, cade o brinde, manda 김치 pa nois leitores por cedex kkkkkkk, mas então qualquer dia desses bora fazer 김치 em casa, come Kimti UUUUUUUUUUUU se der certo come toda semana kkkkkkk, o que resta pa passa a fome de tudo isso é comer Cup Noddles pelo menos lembra 라면, kkkkkkkk otimo post

    ResponderExcluir
  5. Oi! adorei o seu blog, vai dar-me muito jeito!! será que você podia (quando tiver chance) escrever um post sobre a forma como nós dirigimos aos outros, por ex: mulher mais nova - dongsaeng, homem mais velho - oppa, mulher mais velha - Unni, e os terminativos como: -sshi, etc.'?? tenho dúvidas e gostava de sabe mais, obrigada!!!!! <33

    ResponderExcluir
  6. Wow, adorei seu post sobre a culinária coreana! Primeiro post que eu li do seu blog, e já favoritei tudo para não perdê-lo! ^^ Também vou acompanhar aos aulinhas de coreano - pretendo ir para a Coreia algum dia, e nada melhor que poder se comunicar mesmo que um pouco com o pessoal de lá. *-*

    Obrigada, e continue com o ótimo blog, ok? ^^

    ResponderExcluir