안녕하세요, pessoal!
A nossa lição de hoje é bem curtinha comparada às anteriores e é a última da série sobre características da língua coreana. Nela, veremos como diferentes infixos e sufixos podem ser anexados à raiz de um verbo coreano a fim de modificarem o seu significado.
Terminações Verbais
Um verbo conjugado da língua coreana pode ser constituído de três elementos:
- Raiz - Parte do verbo que identifica o seu significado geral. Ex: 가셨어요 - Tu foste. Nesse caso, 가- é a raiz, pois é ela que contem a informação de que está se falando do verbo "Ir".
- Infixo - Utilizado após à raiz do verbo geralmente para identificar polidez e tempo. Em 가셨어요 temos dois infixo: a) -시- indicando polidez ao se referir à segunda ou terceira pessoa; b) -ㅆ어- indicando a conjugação do verbo no tempo passado.
- Sufixo - Último elemento, geralmente utilizado para indicar o nível de linguagem. Em 가셨어요 temos o sufixo -요 indicando que o diálogo está sendo feito no nível polido informal.
Como vimos na última lição sobre honoríficos, é muito importante ter em mente o correto uso das diferentes terminações verbais da língua coreana, pois são elas que expressam sua atitude e respeito com a pessoa com que você está falando e das pessoas sobre quem você está falando.
E por hoje é só, pessoal!
안녕! ^^
hum , entendi , você poderia fazer um post só com exemplos e diálogos ? ^^
ResponderExcluir안녕하세요
ResponderExcluirEntão interessante esse psot, mai eu queria saber uma coisa, você sabe o que é essa terminação 봐 que nem na frase 소원을 말해봐 e também em 들어 봐 isso aparece muito, eu queria saber o que pelo menos, espero que logo tenha um psot sobre, boa sorte com o Nível Intermediario.
안녕하고 화이탱