domingo, 7 de julho de 2013

Lição 76 - Verbos Irregulares I - "ㄷ" / "ㅂ"

안녕하세요, pessoal!

A partir dessa lição iniciaremos uma série de estudos sobre os verbos irregulares da língua coreana. Em lições anteriores, já deparamos com os verbos 이다, 아니다 e 하다 que apresentam conjugações irregulares. Esses verbos têm suas próprias regras e não caem nos grupos de irregularidades que veremos a partir de hoje. Esses grupos apresentam uma certa regularidade dentro de seus próprios padrões e no total são divididos em sete tipos diferentes e nessa lição iniciaremos com dois deles.

"ㄷ" 불규칙
Verbos Irregulares Terminados em "ㄷ"

Os verbos da língua coreana com a raiz terminada na letra apresentam uma conjugação irregular onde essa letra é substituida por caso a terminação  a ser acrescentada à raiz tenha som de vogal (-아 / -어, etc...). 


Alguns verbos não sofrem essa alteração e são conjugados regularmente:


Como dito na regra anteriormente, essa transformação de para ocorre apenas antes de terminações iniciadas por som de vogal. Caso a terminação se inicie por som de consoante, a conjugação é feita de forma regular.

묻습니다 - Eu pergunto
걷습니다 - Eu ando
듣습니다 - Eu escuto

"ㅂ" 불규칙
Verbos Irregulares Terminados em "ㅂ"

Se a raiz de um verbo terminar em , essa letra é substituida pela sílaba se a terminação verbal se iniciar por som de vogal. Observem na tabela abaixo como diversos verbos descritivos da língua coreana terminam em :


Alguns verbos terminados em apresentam uma conjugação regular:


E por hoje é só, pessoal! Nesta série de verbos irregulares não veremos exemplos de frases pois o foco deve ser voltado completamente para o aprendizado dos mesmos e acredito que alinhar isso a vocabulário e gramática pode ser tornar estressante a princípio. Porém, Nas lições futuras estes verbos estarão cada vez mais presentes nos exemplos para que vocês se acostumem naturalmente com o uso deles.

안녕! ^^

2 comentários:

  1. 안녕하세요 엘리아스 선배

    Eu não entendi uma coisa essa frase "essa transformação de ㄷ para ㄹ ocorre apenas antes de terminações iniciadas por som de vogal" aparece duas vezes e eu fiquei confuso poderia me explicar?
    감사합니다 desde ja!!

    파이팅

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se entendi bem o ㄷ só vai virar ㄹ no radical do verbo quando, e somente se, a terminação do tempo verbal iniciar com vogal .... tipo vc tem o verbo 묻다 a qual a raiz eh 묻 .... agr para vc conjugar um verbo no presente vc tem q adicionar a terminação 아요 ou 어요 ..... mas perceba q essas terminações começão com vogal /Ayo/ e /EOyo/ então p/ conjugar o verbo 묻다 no presente vc tem que trocar o ㄷ pelo ㄹ antes de adicionar 아요! espero ter ajudado ^^

      Excluir