domingo, 26 de agosto de 2012

Lição 26 - Números II - Falando sobre a Idade


안녕하세요, pessoal!

Na última lição vimos como contar de 1 a 99 usando números nativos coreanos. Também vimos que alguns números sofrem alterações quando não aparecem sozinhos, mas sim na frente da coisa contada. Para a gente entender isso melhor, vamos praticar perguntando e respondendo sobre a idade em coreano.




몇 살이에요? 
Qual sua idade?

몇 - quantos
살 - idade
이다 - ser

Perguntar 몇 살이에요? equivale aos nossos "Qual a sua idade?" ou "Quantos anos você tem?" Para se falar da idade em coreano, usamos os números nativos. Vejamos agora como responder a essa perguntar:

스물네  살이에요.
Eu tenho vinte e quatro anos.

Como vocês podem observar, para responder a idade em coreano, só precisamos seguir a seguinte fórmula:

  • 1 - Dizer a idade em números nativos.
  • 2 -  Usar a expressão 살이에요.

Observem também que o número 24 - 스물넷 foi alterado para 스물네, porque ele está sendo usado para contar a palavra . Como visto na lição anterior, o mesmo ocorre com os seguintes números:

1 - 하나 ---> 한
2 - 둘 ---> 두
3 - 셋 ---> 세
4 - 넷 ---> 네
20 - 스물 ---> 스무

Saber a idade da outra pessoa em coreano é bastante importante e é uma das primeiras coisas que eles perguntam assim que conhecem uma nova pessoa, porque dessa maneira eles podem saber qual nível de linguagem devem usar. Muitas vezes, pra não serem muito diretos, eles perguntam em qual ano nasceu, ou ainda qual o signo chinês da pessoa, uma vez que o horóscopo chinês tem um ciclo de um signo para cada ano.

Outro ponto importante que devemos saber é que uma criança coreana já nasce com um ano de idade e na  primeira virada do ano de sua vida, ela ganha mais um ano! Ou seja, se você nasceu em 30 de dezembro, você já tem um ano, então na madrugada de 31 para primeiro de janeiro, você completa dois anos! Curioso, né? :P Mas geralmente, quando falando com estrangeiros, eles falam a idade no conceito ocidental mesmo e esperam uma resposta nossa da mesma maneira também. ^^  Vejamos como desejar um feliz aniversário em coreano:

생일 축하해요!
Feliz aniversário!
생일 - aniversário
축하하다 - celebrar

A maneira mais comum de se falar "Feliz aniversário!" é  생일 축하해요! no nível polido informal. Para uma pessoa desconhecida ou de nível hierárquico superior ao nosso dizemos 생일 축하합니다! e para os nosso amigos dizemos 생일 축하해! ou apenas  축하해!

Vamos continuar treinando os números nativos coreanos respondendo à pergunta 몇 살이에요? com as idades abaixo:

1 - 한 살이에요       10 - 열 살이에요             20 - 스무 살이에요        37 -   서른일곱 살이에      
2 - 두 살이에요       12 - 열두 살이에요         21 - 스물한 살이에요    56 - 쉰여섯 살이에요
3 - 세 살이에요       14 - 열네 살이에요         22 - 스물두 살이에요    78 - 일흔여덟 살이에요
4 - 네 살이에요       15 - 열다섯 살이에요     23 - 스물세 살이에요    81 - 여든한 살이에요
5 - 다섯 살이에요   19 - 열아홉 살이에요     24 - 스물네 살이에요    99 - 아흔아홉  살이에요


E pra encerrar a lição de hoje, vamos aprender com os meninos do DBSK a versão coreana da música "parabéns pra você." :D


생일 축하합니다
Parabéns pelo seu aniversário

생일 축하합니다
Parabéns pelo seu aniversário

사랑하는 당신의
Você, pessoa que eu amo

생일  축하합니다 .
Parabéns pelo seu aniversário.

E por hoje é só, pessoal. Até a próxima aula! ^^

안녕!

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Lição 25 - Números I - Nativos

안녕하세요, pessoal!

A partir dessa lição vamos estudar sobre o sistema numérico da língua coreana, ou melhor, sistemas numéricos! Pois sim, o coreano apresenta duas maneiras de se contar as coisas. Em uma, eles utilizam os números nativos, ou seja, números próprios da língua coreana; enquanto que no segundo, eles utilizam os chamados números sino-coreanos, que são números derivados da língua chinesa devido à grande influência que esse país exerceu sobre a sociedade, cultura e língua coreana.

Números Nativos

Vamos começar aprendendo os números de 1 a 10:

1 - 하나                     6 - 여섯 
2 - 둘                
7 - 일곱 
3- 셋                 
8 - 여덟
4 - 넷                9 - 아홉
5 - 다섯            10 - 열

Pra contar de 11 a 19 é simples, só precisamos juntar a dezena à unidade correspondente:

11 - 열하나         16 - 열여섯
12 - 열둘            17 - 열일곱
13 - 열셋            18 - 열여덟
14 - 열넷            19 -  열아홉
15 - 열다섯

Vamos aprender o número 20 e juntando a ele as unidades que já sabemos, já podemos contar até 29.

20 - 스물                 26 - 스물여섯
21 - 스물하나          27 - 스물일곱
22 - 스물둘             28 - 스물여덟
23 - 스물셋             29 - 스물아홉
24 - 스물넷
25 - 스물다섯

Vejamos as dezenas de 30 a 90. 

30 - 서른            70 - 일흔
40 - 마흔            80 - 여든
50 - 쉰                90 - 아흔
60 - 예순

Como vocês puderam observar com o número 20, basta acrescentar as unidades para se formar os números variados dessas dezenas. Vejamos mais algumas combinações

33 - 서른셋          77 - 일흔일곱
44 - 마흔넷          88 - 여든여덟
55 - 쉰다섯          99 - 아흔아홉
66 - 예순여섯

E acabou! :D Pois é, a noticia boa é que os números nativos coreanos só existem até 99. Dai pra frente são usadas combinações com os números sino-coreanos que vocês verão futuramente. ^^ Maaaaaaas, ainda há um detalhezinho que não pode ficar de fora! :P Alguns números nativos coreanos sofrem alterações quando vêm acompanhados da coisa contada. São eles:

1 - 한
2 - 두
3 - 세
4 - 네
20 - 스무

Ah! Quando o número 20 vem antes de outra unidade, ele não é alterado. ;)

21 - 스물한
22 - 스물두
23 - 스물세
24 - 스물네
25 - 스물다섯 

Compreenderam? Bem pessoal, se concentrem no momento em aprender esses números e se ficou alguma dúvida de como usá-los, não se preocupem, porque praticaremos na próxima aula. ^^

E vamos de video com o Hyunwoo do Talk to Me in Korean! <3


Até mais! :D

안녕!

Estou de volta!


안녕하세요, pessoal!

Dois meses depois e estou de volta! Muito obrigado pelo apoio de vocês que continuaram visitando o blog durante esse tempo e me desculpo por não ter esclarecido minha ausência por aqui, mas relaxem, o nosso blog está muito vivo! Resumindo o motivo da minha sumidinha: ~~TRABALHO~~ haha, estava em fase de experiência, ou seja, mal tinha tempo pra respirar direito, :P mas finalmente esse período acabou e agora posso dispor de um tempinho pra vocês durante a semana pra atualizar o Coreano Passo A Passo. :D

Mais uma vez, muito obrigado a todos que visitam, comentam, elogiam e dão sugestões ao nosso blog. Nos vemos na próxima lição que vou postar daqui a pouquinho! ^^

감사합니다!